Quem Somos


Σλαβική Λευκορωσίας ΟΡΘΟΔΟΞΗ ΕΚΚΛΗΣΙΑ – ΙΟΒΕ.

Membro Permanente κάνετε: – Μόνιμη Επισκοπική Διάσκεψη των Ορθοδόξων Επισκόπων, πλήρως ιδρύθηκε το Μάρτιο του 1951 (10 χρόνια πριν την ίδρυση της SCOBA ημέρα να παρουσιάζονται ή Οικουμενική Συνέλευση) με τις ευλογίες της Ιεράς Συνόδου της Αμερικανικής Αγία Ορθόδοξος Καθολική Αποστολική Εκκλησία Ανατολική, το οποίο ιδρύθηκε από το Πατριαρχείο της Μόσχας το 1921

СЛАВЯНСКІ Беларускай Праваслаўнай Царквы – IOBE.

Пачатковец Permanente зрабіць: – Сталыя біскупскай канфэрэнцыі праваслаўных біскупаў, была цалкам створаная ў сакавіка 1951 года (за 10 гадоў да падставы Presente дзень SCOBA або экуменічнай асамблеі) з благаслаўлення Святога Сінода Амерыканскай Святой Праваслаўнай каталіцкі Апостальскай Царквы Усходняй, які быў заснаваны Маскоўскім Патрыярхатам ў 1921 годзе

SLAVIC BYELORUSSIAN ORTHODOX CHURCH ABROAD – IOBE.

Membro Permanente do:- Standing Episcopal Conference of Orthodox Bishops , was fully established in March of 1951( 10 years before the founding of presente day SCOBA or Ecumenical Assembly) with the Blessings of the Holy Synod of the American Holy Orthodox Catholic Apostolic Eastern Church , which was established by the Moscow Patriarchate in 1921.

A Igreja Cathólica Apostólica Orthodoxa do Rito Bizantino Eslavo nas Américas e no mundo , parte inseparável da Igreja do Cristo, de origem Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, é uma das Igrejas da dispersão de 1917, é uma Igreja Autocéfala .
Nossa Igreja vem do Metropolita Panteleimon de Minsk (1942) e dos Sacerdotes que se exilaram nos Estados Unidos , depois de 1945.
Temos Sucessão desde Mons. Niemolovsky ( Eudokimov) (1918) passando por Mons. Zurawetsky(1950) , passando por SB. Wolodymyr Iº (Mar Walter Myron Propheta-04-10-1964) até chegar a nosso primeiro Patriarca Autônomo Bielorrusso , nos EUA(1970) MONS. Rizy Rysky ( Mar Uladyslau I º ) , e que nossa ortodoxia , por ser autônoma , não é etnicista, nem Filetista somente pretendemos evangelizar com os velhos dogmas , dos 7 Concílios Universais, com o Credo, sem o agregamento do “ Filioque” , e dedicamos a todos aqueles que desejam seguir a Cristo também concordando com nossa particular visão ortodoxa, tal como figura em nossos Estatutos e regulamentos, os quais mantem marcadas diferenças disciplinares , com outras Igrejas Ortodoxas , chamadas históricas ou orientais, mas, ser diferentes, não nos faz menos ortodoxos , e pelo contrario , cremos sinceramente estar mais acercados pelo ideal de Cristo e mais longe das tradições humanas.
Muitos são os fiéis ortodoxos que se perguntam sobre o significado do término “Canônico” ou “não Canônico” aplicado a uma Igreja. É necessário aclarar, sem embargo, que muitas vezes se parte de conceito errôneo ( e em certo modo simplista) de confundir a Canonicidade de uma Igreja com um reconhecimento Oficial da Sede de Constantinopla.
Para começar devemos afirmar que toda Igreja que cumpre fielmente com os Cânones emanados dos sete Concílios Ecumênicos é de fato ‘CANONICA ‘.
Uma Igreja só é genuinamente ortodoxa quando é canônica, por tal razão podemos afirmar que não existe, nem pode existir uma Igreja Ortodoxa Não –Canônica, e que isto se implicaria uma contradição grave. A Ortodoxia , como todos sabem , repousa de maneira indissolúvel sobre os aspectos da Canonicidade: a dogmática e a administrativa,
e nossa Igreja segue-se por este prisma. É importante destacar que o estatus de canonicidade de uma Igreja não é algo estanco monolítico, ou pétreo, sendo que é um fenômeno dinâmico, porque a Igreja, como criatura de Deus, é uma Instituição ‘Viva’’ e se bem é assistida pelo Espírito Santo, o que lê da sua dimensão Transcendente è dada por Estabilidade de Deus Imutável ( Cristo, ontem , hoje sempre ), também está governada por homens , os quais podem ser santos ou pecadores , valentes ou medrosos prudentes ou temerários , mas sempre será a Igreja de Cristo


BEM VINDOS

Ortodoxia é a forma “correta” de adoração. As primeiras comunidades cristãs eram ortodoxas. Cada qual compunha um patriarcado, e assim, cada Apostolo fundou em nome de Jesus Cristo uma porção da Igreja, porém , ela nunca deixou de ser “UNA” . Nossa cabeça é “ Jesus Cristo” , e nossos bispos são todos iguais . Não temos um Papa infalível , o episcopado é primus inter pares . Temos o nosso Metropolita Primaz , que preside nosso Santo Sínodo , eleito, nomeado, empossado e entronizado pelo Santo Sinodo como a mais alta autoridade da nossa Igreja , nosso PATRIARCA reinante, na suprema qualidade de Pai e Pastor , nosso Hierarca Supremo, com jurisdição Ecumenica , ou seja, estendida a sua autoridade apostolica às Americas, Eurásia, África e oceania , sob condição de reta fidelidade ao Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nas questões administrativas , religiosas e dogmáticas (Stavropighial).

CANONICIDADE

Muito se fala sobre ser ou não ser canônico dentro da ortodoxia. Na realidade isto não procede. Não pode existir uma Igreja não canônica. Se assim o fosse, estaríamos nos desvinculando da idéia de Jesus Cristo ser a Cabeça da Igreja , estaríamos limitando a ação de Pentecostes ao único momento citado nas Escrituras. Ele teria sido estático, estanco, e perdido seu efeito naquele momento. E isso não procede. Falaremos de canonicidade de uma forma muito simples e objetiva, para que todos os leigos possam entender, já é hora de tirarmos as questões religiosas dos grandes discursos teológicos e filosóficos. Quem nos vê e nos ouve é o povo . Como teólogo passarei a transcrever o que de fato ocorre entre as igrejas ortodoxas e que é tão falado e recriminado em termos de canonicidade. A questão da canonicidade está relacionada á sucessão apostólica, ao elo com patriarcados, às cartas de autocéfalas , às Igrejas autônomas ou ainda chamadas Igrejas inclusivas. “O único fator real de canonicidade é a orthopráxis . A palavra Cânon , “vara de medir” é padrão para a religião , portanto , a orthopráxis é a medida.


Sucessão Apostólica de S.B. Athanasios Iº Aloysios

Macarious , Patriarca de toda Rússia , ajudado por Innocentus II , bispo de St. Petersburg,
Consagra em 04 de janeiro de l894
Mons. Evdokin Meschersky , que consagra em 13 de maio de 1917 , na Catedral de S. Nicolau, em Nova York-USA, com Mandato Apostólico do Santo Sínodo de Moscou
Mons. Aftimios Ofiesh, (Mar Abdulla), que consagra
Mons. Sphoronios Bishara , que consagra
Mons. Christophen Kontagiorgios, que consagra
Mons. Arsênios Saltas , que consagra
Mons. Josepha Klimovics , que consagra
Mons. Peter Andrew Zurawetsky, que consagra em 02 de junho de 1951, juntamente com os Arcebispos Joseph Klimovics , José Zielonk e Jhon Cyril Sherwood , consagra
Mons. Joachin Souris , que em 13 de outubro de 1964, juntamente com o Arcebispo Estanislau de Witow Theodotus de Wilowsky , consagram
Mons. Walter Myron Propheta ( futuro Patriarca da Antiga Igreja da Ucrânia e fundador da Igreja Ortodoxa da América ) que em 08 de dezembro de 1964 , juntamente com os Arcebispos Theodotus de Witowsky e Joachin Souris , consagram
Mons. Eusébio Santo Pace (Mons. Giuseppe Santo Pace) que em 30 de setembro de 1978 vem ao Brasil e consagra o Padre Jair Ferreira de Faria (Padre Católico Romano) que abraça a fé ortodoxa e na consagração recebe o nome de Mar Crisostomos .
Mons. Jair Ferreira de Faria (Mar Crisostomos) recebe das mãos de Mons. Eusébio a sucessão advinda de S.B. o Patriarca Wolodymyr Iº (Mons. Walter Myron Propheta ) .
Mar Crisóstomo( Mons. Jair Ferreira de Faria) em 09 de maio de 1982 , ordena o Diácono Ortodoxo Prof. Luiz Antonio do Nascimento, Presbítero Ortodoxo,
Em 01 de janeiro de 1983, Mar Crisostomos-Jair Ferreira de Faria com os demais Bispos , juntamente com a Benção Abacial CONSAGRA Bispo –Abade o Revdo Padre Prof. Luiz Antonio do Nascimento, que recebe a sucessão apostólica Russa , Ucraniana, Grega , Siriana, Albanesa , Copta e Antioquina, advindas do Patriarca Wolodymyr Iº.
Em 09 de julho de 1985 , Mons. Luiz Antonio do Nascimento é elevado pelo Santo Sínodo ao cargo de Eparca do Estado de São Paulo.
Em l8 de fevereiro de 1988, recebe o Tomos do S. Sínodo que lhe confere o Cargo de Arcebispo.
Em 15 de Maio de 1988, Mons. Luiz Antonio do Nascimento, recebe do Delegado Patriarcal no Brasil da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia , Arcebispo Mar Crisostomos Moussa M. Salama, um Decreto que o reconhece Bispo Ortodoxo em São Paulo para ritos Orientais.
Mediante Bula Patriarcal nº O/258 , de 11 de novembro de 1988 é elevado a Arcebispo Metropolita da IOBE.

Em 10 de fevereiro de 1989 , por Declaração Canônica Sinodal a Igreja é devidamente registrada no Consulado do Brasil em Palermo – Itália e em 28 de fevereiro de 1989 , legalizada e protocolada no Ministério de Relações Exteriores do Brasil, em Brasília –DF-Brasil.

Em 06 de setembro de 1991, a Igreja Metropolitana Ortodoxa S.Pedro e S.Paulo é elevada por Decreto Sinodal a Catedral Metropolitana Ortodoxa São Pedro e S.Paulo, sendo pelo mesmo Decreto confirmado o cargo de Arcebispo Metropolita no Brasil S.E. Mons. Luiz Antonio do Nascimento que recebe o onomástico de Sto.Athanasios , passando a ser conhecido como Mons. Athanasio Luiz Antonio do Nascimento.

Em 19 de abril de 1992. pela Declaração Canônica nº 0/97, dada pelo Santo Sínodo reunido em Palermo –Itália , fica criado a Metropolia Geral Patriarcal , sendo sediada no Brasil , considerada 2 º Trono Patriarcal da Igreja , para governar toda a América , sendo Mons. Athanasio elevado a Arcebispo Metropolita Geral .

Em 17 de Maio de 1992 , toma posse na qualidade de Metropolita Geral da Igreja , S.Eminência Revma. Mons. Athanasio Luiz Antonio do Nascimento , na Catedral Metropolitana Ortodoxa São Pedro e São Paulo, na cidade de São Paulo-SP- Brasil , em cerimônia celebrada por Mons. Jacob O. Carlos Lopes , Eparca Coadjutor do Brasil , na presença do clero de autoridades e grande numero de fiéis.

Em ll de julho de 1992, o Santo Sínodo reunido em Palermo -Itália, nomeia o Eminentíssimo Arcebispo Metropolita Geral , ao cargo de Vigário Patriarcal pela Itália .

Em 25 de janeiro de 2002, todo Santo Sínodo reunido na cidade de Palermo- Itália, estende a Primazia do Brasil para toda América do Sul , ficando S.E. Mons. Athanasio , elevado ao cargo de Arcebispo Metropolita Geral , Vigário Patriarcal no Brasil para todas as Américas e Itália, Primaz do Brasil e América do Sul.

Em 23 de setembro de 2002 , o Santo Sínodo reunido na cidade de Palermo –Itália , aprova nova Constituição Geral da Igreja , a qual é traduzida e registrada no lº Oficial de Registro de Títulos e Documentos de S.Paulo sob nº 2787449 em 29-janeiro-2003 , na qual passa a Presidência do Santo Sínodo para Sua Eminência Revma. Mons. Athanasio Luiz Antonio do Nascimento , o qual recebe a incumbência e exclusividade para Consagrar os Bispos da Igreja e a Consagração do Santo Óleo (Mirron ) , sendo auxiliado nas sagradas funções por um ou dois Bispos da Igreja , para manter nossa sucessão apostólica .

De 17 a 19 de agosto de 2007 , todo Santo Sínodo reunido na Catedral Metropolitana Ortodoxa S.Pedro e S.Paulo , na cidade de São Paulo , estado de S. Paulo , Brasil , conferem a S.Eminência Revma. Mons. Athanasio Luiz Antonio do Nascimento , o tratamento de Sua Beatitude Mar Athanasios , Arcebispo Metropolita e Primaz , Exarca Apostólico no Brasil para as Américas e Europa –U.E. de nossa Santa Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava , parte inseparável da Igreja do Cristo , a Santa Igreja Catholica Apostólica Orthodoxa do Rito Bizantino. Sendo nesta data aprovada a nova Constituição do Vicariato Patriarcal e Exarcado Apostólico no Brasil para as Américas e Europa – União Européia desta nossa Santa Igreja.

O Santo Sínodo Geral reunido nos dias 02 a 04 de janeiro de 2009 , Confirmam a Primazia de nossa Santa Igreja a Sua Beatitude Mar Athanasios Iº , na qualidade de primus inter pares .
Sua Beatitude Mar Athanasios, Arcebispo Metropolita, Primaz Locum Tenens, Exarca Apostólico Patriarcal no Brasil para as Américas , Europa –U.E. e África.

Reconhecimento canonico do Santo Sinodo da IOBE e de seu Arcebispo Metropolita Maior e Primaz,o Beatissimo Moran Mar Athanasios Iº , por parte da Ukrainian Orthodox Church Worldwide- Kiev – Ukrania

O Santo Sinodo da Ukrainian Orthodox Church Worldwide em Kiev-Ucrania , sob a Presidencia de S.B. o Patriarca Moises de Kiev e de toda Rússia-Ucrânia , reunidos sob a proteção do Espirito Santo , no dia 06 de agosto de 2009, reconhecem o governo independente e reconhecem , também , o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava sob a Responsabilidade e Presidencia de SB. Athanasios , como a autoridade canonica mais alta da IOBE – Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava , parte inseparavel da Igreja de Cristo, a Santa Igreja Catholica Apostolica Orthodoxa do Rito Bizantino nas Americas. S.B. o Metropolita Athanasios , toma parte do Santo Sinodo em Kiev -Ucrania da UAOC. Mantemos Intercomunhão plena- IOBE/UOCWW-C . (www.soborna.org ) (www.ukrainianorthodoxchurchworlwide.com/)

O Santo Sinodo Geral da Igreja reunido nos dias 8,9 e 10 de janeiro de 2010, na Catedral Metropolitana Ortodoxa São Pedro e São Paulo, na cidade de São Paulo-SP-Brasil, de acordo com o art. 2° da Constituição da Igreja registrada no Primeiro Oficial de Registro de Pessoa Jurídica / SP., em 06-03-2008, confirma o Pro-Patriarcado das Américas e Eurásia da Santa Igreja Católica Ortodoxa “Sucessão Sto. Wolodymir” – IOBE/AOCC, sendo proclamado e empossado seu Primeiro Pro-Patriarca na Pessoa do Beatíssimo Arcebispo Metropolita Primaz, Dom Athanasio Luiz Antonio do Nascimento, sob o onomástico de SB. Moran Mar Athanasios I° Arcebispo Metropolita Maior, Pro-Patriarca das Américas, Eurásia e África da Sta Igreja Católica Ortodoxa “Sucessão Sto. Wolodymir”.

Santo Sinodo Geral – 14,15 e 16 de janeiro de 2011

Confirmação de nomeação , eleição e entronização do Primaz da Igreja

Em nome do Espirito Santo , nós Bispos de Nosso Senhor Jesus Cristo , reunidos em Santo Sinodo Geral desta Nossa Santa Igreja Catholica Orthodoxa , nos dias 14,15 e 16 de janeiro de 2011, junto a Catedral Metropolitana Ortodoxa S. Pedro e S.Paulo , na R. Lopes de Medeiros ,375-Jd. N. Sra. do Carmo- na Cidade protegida por Deus de São Paulo de Piratininga , Estado de São Paulo – Brasil, após aprovação de todos os atos necessários para a Igreja, Confirmamos a eleição, nomeação e Entronizamos solenemente durante a Divina Liturgia em nossa Catedral , no encerramento do S. Sinodo , dia 16-01-2011, pelas 17,00 horas , nosso Primaz Geral da Igreja , SB. Dom Athanasios Luiz Antonio do Nascimento , nosso primeiro Pro- Patriarca das Américas , Eurásia , África e Oceania , da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava , elevado ao Santo Trono Pro- Patriarcal sob o nome de Sua Beatitude Moran Mar Athanasios Iº , com jurisdição ecumênica , ou seja , estendida Sua Autoridade apostolica às Américas, Eurasia , Àfrica e Oceania , sob condição de reta fidelidade ao Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo , confirmamos o nosso Pro- Patriarcado Catholico Orthodoxo Ecumenico das Américas, Eurásia , África e Oceania – Sucessão Sto. Wolodymyr , conforme consta a criação de um Patriarcado no artigo 2º de nossa Constituição , legalmente registrada e arquivada no 1º Oficial de Registro de Titulos e Documentos e Civil de Pessoa Juridica de S. Paulo -Capital em 06-03-2008. Damos Fé , em nome do Espirito Santo , em 16-01-2011 . Sua Beatitude será o Arcebispo Metropolita Maior e Presidente do Santo Sinodo Geral da IOBE , ou seja o Primaz ( Primus inter pares) da Igreja de acordo com os canones gerais das Igrejas.


Proclamação e Entronização Patriarcal no Estrangeiro da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, Patriarcado Catholico Orthodoxo Ecumênico das Américas, Eurásia, África e Oceania.

Nós Bispos e Clero Sinodal da Santa Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, parte inseparável da Igreja de Cristo, a Santa Igreja Catholica Apostólica Orthodoxa do Rito Bizantino Eslavo nas Américas e no mundo, reunidos sob a proteção do Espírito Santo, Proclamamos nosso Terceiro Patriarca Ecumênico no Estrangeiro desta nossa Santa Igreja, sempre pautados pelo pensamento de Cristo, e voltados para os ensinamentos dos Santos Pais da Igreja, sabemos que sofreremos como Cristo sofreu muitas perseguições, mas este é o verdadeiro caminho dos seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, o único dono da Igreja Cristã no mundo. Sejamos perseverantes como foram os Santos Apóstolos e todos os Santos Mártires e Missionários da Igreja nascente, e proclamamos em nome do Espírito Santo de Deus nosso Metropolita Primaz Athanasios Aloysios, nosso Terceiro Patriarca no Estrangeiro, que Sua Beatitude Athanasios Iº Aloysios, seja abençoado por Deus Pai, Filho e Espírito Santo na condução desta fração da Igreja do Cristo no mundo, a Santa Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro , e que esta data de 12 de janeiro de 2013 seja escrita na história de nossa Igreja e nos corações de todos os fiéis cristãos que conosco caminham , amém.

Dado e passado nesta Cidade abençoada por Deus de São Paulo de Piratininga, Estado de São Paulo, Brasil,
Sua Emcia. Mar Jacob, Arquieparca Coadjutor, Gran Chanceler e Delegado Geral Patriarcal Eleito. – S. Paulo
Sua Emcia. Mar Nagui, Arquieparca do Estado do Rio de Janeiro.
Sua Emcia. Mar Valeriano, Arquieparca Geral da Argentina.
Sua E. Dom Franc, Arquieparca de São Vicente, prov. de B. A., Argentina.
Sua Excia. Dom Teophano, Eparca Coadjutor de B. A. para Argentina.
Sua Excia. Dom Arnedo, Bispo em Missiones – Argentina.
Sua Excia. Dom Elias, Eparca Auxiliar de São Paulo.
Sua Excia. Dom Serafin, Eparca de Toluca para o México.
S. Excia. Dom Henrick Marcianiak , Bispo de Torgonora , Polônia
S. Excia. Dom Andrew, Bispo de Owerra , Nigéria .
Arcipreste Mitrado Fabiano, Vigário Geral e Chanceler – S. Paulo.
Arcipreste Arcadio Canuto, Vigário em São Vicente, prov. B. A., Argentina.
Arcipreste Pavel, Vigário em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.
Arcipreste Georgij, Reitor em Rosário, Argentina.
Arquimandrita Lucas, Marsala, Itália.
Arquimandrita Kyrilos, Vigário Auxiliar e Vice Chanceler – S.Paulo.
Padre Nikolay, Reitor em Jarinu- S.Paulo.
Padre Felipe , Vigário Episcopal de Matipo para Minas Gerais.
Padre Jorge, Capela particular em Santo André – S.Paulo.
Protodiácono Alexis, Reitor em Capela do Alto – S.Paulo.
Diácono Paulus Luiz, de Mauá – S. Paulo.
Diácono Andreas Nilton, de Mauá – S. Paulo.
Diácono Thiago, de Matipo – Minas Gerais.